A faixa entre Hokkaido e Shimane, além de províncias da área central como Aichi, Gifu, Mie e Shiga, tiveram temperaturas baixas e neve no final de semana.
No sábado (18) nas cidades de Nasushiobara e Nikko (Tochigi), o acúmulo de neve chegou a 12 e 18cm, respectivamente, mas não há relato de incidentes.
A província de Nagano também amanheceu com a paisagem branca. Na cidade de Nagano foi registrado acúmulo de 19cm na manhã de sábado. Em Hakuba, famosa pelos clubes de esqui, chegou a 26cm, mas em Shinano chegou a 52cm.
Nas províncias de Hokuriku, além da neve no final de semana, a tempestade gerou ventos muito fortes. Nas cidades da província de Fukui, como Echizen, o acúmulo até 5h de domingo (19) foi de 18cm, 11 na capital e 5 em Tsuruga.
Na região Kinki, embora tenha nevado muito pouco no sábado, na cidade de Quioto, o icônico Templo Dourado (Kinkakuji) amanheceu maquiado de branco. Mas, nas cidades mais próximas ao Mar do Japão o acúmulo foi bem maior, chegando a 22cm.
Temperatura negativa em Tokai e Shimane
No sábado as temperaturas das 3 províncias de Tokai não chegaram a ficar negativas, mas nevou intensamente no interior de Gifu e Mie. Em Inabe (Mie) chegou a 18cm e a via expressa Shin-Meishin ficou interrompida por causa de uma carreta que ficou paralisada, perto da IC de Kameyama.
No domingo a cidade de Nagoia (Aichi) teve registro de -0,4ºC, em Okazaki foi de -3ºC e em Yokkaichi (Mie) foi de -1,7ºC. Essas baixas temperaturas congelaram a superfície da água em Nagoia e em Tsu (Mie).
Em Shimane não foi diferente. Em Iinan a mínima no sábado foi de -3,5ºC. Na cidade de Okuizumo o acúmulo de neve chegou a 16cm e em Matsue a cidade ficou coberta por uma camada dos flocos brancos. O pico da neve passou no domingo, mas os motoristas tiveram que tomar cuidado com as pistas escorregadias.
Trégua no frio congelante e neve na segunda-feira, porém, boa parte do país poderá ter White Christmas, pois a previsão indica que vem nova frente fria no dia 24.
Fontes: Tochigi TV, TSB, NBS, Fukui Shimbun, Kyoto Shimbun, Tokai TV, Nagoya TV, NHK, FNN e San’in Chuo Shinpo