No inverno aumentam os casos de pneumonia causada pelo mau uso do umidificador. Parece contraditório, mas esse aparelho que é usado para controlar a umidade do ambiente e que é útil para evitar doenças respiratórias, pode ser benéfico se tomar todos os cuidados.
“A inalação repetida de fungos e produtos químicos pode causar doenças pulmonares, pela alergia. A pneumonia causada pelo umidificador, como o fungo liberado pelo umidificador, pode agravar a doença”, adverte o médico Hideto Obata, diretor do Departamento de Medicina Respiratória do Hospital Geral Saiseikai Shimonoseki, da província de Yamaguchi, especialista em doenças respiratórias.
“Se você tiver sintomas como falta de ar, tosse ou febre e suspeitar da pneumonia do umidificador, você deve parar de usar o aparelho e receber tratamento adequado em uma instituição médica”, disse o professor para a NHK.
Mortes por pneumonia causada pela Legionella
Em alguns casos, os pacientes morrem devido ao aparecimento de pneumonia causada pela Legionella, um grupo de bactérias gram positivas, causada pelo mau uso do umidificador.
De dezembro de 2017 a janeiro de 2018, 3 pessoas, incluindo residentes de uma instituição para idosos, desenvolveram pneumonia por Legionella, na província de Oita, e uma delas morreu.
A bactéria Legionella foi detectada no umidificador do quarto de um dos residentes.
Em resposta a essas circunstâncias, o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou as organizações relevantes para administrar minuciosamente a higiene dos umidificadores.
“Acho que muitas pessoas não conseguem largar o umidificador para evitar o ressecamento, mas é fácil sujar por dentro”, disse um responsável da fabricante Iris Aoyama.
“Na hora de escolher um umidificador, não foque apenas no design, mas considere também o tempo e esforço de manutenção”, advertiu. Ele explica que “se trocar a água todos os dias e cuidar bem do aparelho, vai ajudar a prevenir resfriados e infecções”.
Que cuidados são esses
Os cuidados diários são importantes para a higienização. O primeiro é trocar a água todos os dias, o segundo é manter o recipiente bem limpo, lavando-o com água e sabão.
Como as manchas de água que aderem ao compartimento da água são alcalinas, é eficaz dissolver o ácido cítrico (クエン酸, lê-se kuensan) na água e deixá-lo e esfregar depois. Esse ácido cítrico pode ser comprado nas drogarias e também em pequena quantidade nas lojas de ¥100.
Outro detalhe importante é a água. Esse líquido precioso, o qual vai produzir o vapor, deve ser o da torneira. Jamais se deve usar água filtrada, mineral, alcalina, quente ou fervente, com íon ou suja. Tampouco acrescentar algo como fragrância. O óleo essencial pode ser adicionado desde que o equipamento permita isso ou seja específico para tal como o difusor.
Se perceber alguma ranhura no tanque de água ou algum problema no equipamento, não deve mais continuar a usá-lo, pois pode ser a causa do mofo e propagação dos germes.
Uma vez por semana, o equipamento deve ser bem limpo, removendo a poeira com aspirador de pó do filtro.
Fonte: NHK