Como evitar pneumonia causada pelo umidificador

Com o clima seco o aparelho ajuda a controlar a umidade do ambiente, mas o mau uso pode causar pneumonia. Veja quais são os cuidados imprescindíveis!

Imagem ilustrativa de umidificador (NHK)

No inverno aumentam os casos de pneumonia causada pelo mau uso do umidificador. Parece contraditório, mas esse aparelho que é usado para controlar a umidade do ambiente e que é útil para evitar doenças respiratórias, pode ser benéfico se tomar todos os cuidados.

Publicidade

A inalação repetida de fungos e produtos químicos pode causar doenças pulmonares, pela alergia. A pneumonia causada pelo umidificador, como o fungo liberado pelo umidificador, pode agravar a doença”, adverte o médico Hideto Obata, diretor do Departamento de Medicina Respiratória do Hospital Geral Saiseikai Shimonoseki, da província de Yamaguchi, especialista em doenças respiratórias.

“Se você tiver sintomas como falta de ar, tosse ou febre e suspeitar da pneumonia do umidificador, você deve parar de usar o aparelho e receber tratamento adequado em uma instituição médica”, disse o professor para a NHK.

Mortes por pneumonia causada pela Legionella

Em alguns casos, os pacientes morrem devido ao aparecimento de pneumonia causada pela Legionella, um grupo de bactérias gram positivas, causada pelo mau uso do umidificador.

De dezembro de 2017 a janeiro de 2018, 3 pessoas, incluindo residentes de uma instituição para idosos, desenvolveram pneumonia por Legionella, na província de Oita, e uma delas morreu.

A bactéria Legionella foi detectada no umidificador do quarto de um dos residentes.

Em resposta a essas circunstâncias, o MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar notificou as organizações relevantes para administrar minuciosamente a higiene dos umidificadores.

“Acho que muitas pessoas não conseguem largar o umidificador para evitar o ressecamento, mas é fácil sujar por dentro”, disse um responsável da fabricante Iris Aoyama.

Tipos de umidificadores (NHK)

“Na hora de escolher um umidificador, não foque apenas no design, mas considere também o tempo e esforço de manutenção”, advertiu. Ele explica que “se trocar a água todos os dias e cuidar bem do aparelho, vai ajudar a prevenir resfriados e infecções”.

Que cuidados são esses

Os cuidados diários são importantes para a higienização. O primeiro é trocar a água todos os dias, o segundo é manter o recipiente bem limpo, lavando-o com água e sabão.

Lavar com água e sabão, usando a parte macia da esponja (NHK)

Como as manchas de água que aderem ao compartimento da água são alcalinas, é eficaz dissolver o ácido cítrico (クエン酸, lê-se kuensan) na água e deixá-lo e esfregar depois. Esse ácido cítrico pode ser comprado nas drogarias e também em pequena quantidade nas lojas de ¥100.

Outro detalhe importante é a água. Esse líquido precioso, o qual vai produzir o vapor, deve ser o da torneira. Jamais se deve usar água filtrada, mineral, alcalina, quente ou fervente, com íon ou suja. Tampouco acrescentar algo como fragrância. O óleo essencial pode ser adicionado desde que o equipamento permita isso ou seja específico para tal como o difusor.

Se perceber alguma ranhura no tanque de água ou algum problema no equipamento, não deve mais continuar a usá-lo, pois pode ser a causa do mofo e propagação dos germes.

Uma vez por semana, o equipamento deve ser bem limpo, removendo a poeira com aspirador de pó do filtro.

Remover a poeira acumulado com o aspirador de pó (NHK)

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aula para renovação da carteira de motorista ouro será online

Publicado em 4 de janeiro de 2022, em Carteira de habilitação

O curso obrigatório para a renovação da carteira de motorista ouro será oferecido online em fase experimental, em 4 províncias, a partir de 2022.

Carteira ouro ou de bom condutor (PM)

Começará em fase experimental o oferecimento da aula para renovação da carteira de motorista ouro, de forma online, a partir de 1.º de fevereiro

Publicidade

Nesta fase, não se aplica a todos os bons condutores, apenas àqueles que cumprem as seguintes condições:

  • Residente em uma das 4 províncias, Hokkaido, Chiba, Quioto e Yamaguchi
  • Possuir o cartão My Number
  • Ter idade inferior a 70 anos

A NPA-Agência Nacional de Polícia do Japão verificará os resultados desse teste, com a finalidade de expandir sua cobertura em todo o país a partir do final do ano fiscal 2024.

O cartão postal (hagaki) informativo já começou a ser expedido desde dezembro de 2021 para os motoristas elegíveis para o curso online. 

Como funciona o curso online

Quem receber o cartão postal fará o curso acessando o site dedicado da polícia, através do seu smartphone ou PC, assiste à aula de 30 minutos, podendo ser visualizada nas 24 horas do dia. O bom é que se pode fazer a aula no horário mais conveniente para o motorista. 

Exemplos de telas do curso online (NPA)

O acesso é liberado com a autenticação do My Number. O vídeo é composto de 3 partes, mas não pode ser acelerado.

Cada parte tem um questionário e para evitar spoofing (ataque de falsificação), o motorista deve dar um print e enviá-lo após assisti-lo.

Depois de concluir o curso online avança para a renovação da licença de motorista.

A central de licenciamento terá uma janela para alunos online, e após verificar os dados de assiduidade e a foto do rosto enviada ao assistir o vídeo e verificação do teste de visão, será emitida uma nova licença. 

Mas, para obter a nova carteira de motorista é preciso ir até o centro de licenciamento. Ainda assim, economiza-se tempo com fotografia, teste e curso para renovação.

Fontes: Asahi e Car Moby

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!