Dois homens que morreram recentemente no Japão possivelmente foram infectados pela variante ômicron do coronavírus.
O governo da província de Osaka anunciou na quarta-feira (12) que um homem na faixa dos 80 anos com suspeita de ter sido infectado pela ômicron havia falecido. Essa é a primeira morte reportada na província de uma pessoa com suspeita de infecção pela variante altamente transmissível.
De acordo com a província, o homem tinha uma condição de saúde preexistente e morreu em 8 de janeiro. Ele testou negativo para a variante delta, mas como autoridades suspeitam que ele foi infectado pela ômicron, o governo provincial está analisando a estrutura do genoma.
Enquanto isso, o governo municipal de Shizuoka anunciou, também na quarta-feira, a alta possibilidade de um residente idoso que morreu durante hospitalização em uma instituição médica na cidade ter sido infectado pela ômicron. Ele havia testado negativo para a cepa delta.
De acordo com o governo municipal, o homem sofria uma condição de saúde preexistente severa e morreu na terça-feira (11).
Após entrevistar a instituição médica e outras fontes, o centro de saúde pública da cidade acredita que era altamente provável que sua morte foi causada pelo agravamento de sua condição de saúde.
Fonte: Mainichi