Segundo informações da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, por causa da ocorrência de erupções vulcânicas em larga escala, em Tonga, por volta das 13h10 (horário Tóquio) de sábado, foi gerado alerta de tsunami no Oceano Pacífico.
A ocorrência no sábado foi a mais recente de uma série de erupções de um vulcão submarino, o Hunga Tonga Hunga Ha’apai.
Ada ülkesi Tonga'nın başkenti Nuku'alofa'nın 65 km kuzeyinde yer alan Hunga Ha'apai Adasındaki yanardağda patlama meydana geldi.
Patlamanın ardından tsunami alarmı verildi. pic.twitter.com/XcENAocKOs
Artigos relacionados...
— CorrespondentTR (@TrCorrespondent) January 15, 2022
Depois dessa erupção, se observaram outras se espalhando concentricamente. Esse círculo concêntrico já atingiu um diâmetro de cerca de 200km após as 14h.
As autoridades meteorológicas de Tonga emitiram alertas em todo o país dizendo que havia risco de tsunami, pedindo cautela, assim como as de Nova Zelândia.
Segundo a NOAA-Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA os tsunamis foram de aproximadamente 80cm em Tonga, 60cm em Samoa e 20cm em Vanuatu.
A mídia da Nova Zelândia também informou que em Nuku’alofa, capital de Tonga, algumas casas foram inundadas pelas ondas e alguns moradores viram carros flutuando.
A AMJ informou, às 19h de sábado, que poderá ocorrer uma alteração no nível da maré no Japão, mas sem motivo de preocupação porque não chegará a causar danos.
Foi gerado alerta de tsunami pela AMJ, na costa do Japão, por volta da meia-noite.
Assista aos vídeos postados no Twitter.
https://twitter.com/marinerfagaiava/status/1482503086719778821
Stay safe everyone 🇹🇴 pic.twitter.com/OhrrxJmXAW
— Dr Faka’iloatonga Taumoefolau (@sakakimoana) January 15, 2022
Parts of Fiji and Tonga are experiencing a tsunami right now. pic.twitter.com/tOEtAWunKb
— 🅹🅾️🅴🆈աrecκ ☭ (@joeywreck) January 15, 2022
Fontes: NHK e The Guardian