Tsunami na costa do Japão, na madrugada de domingo

As províncias banhadas pelo Oceano Pacífico, além de todas as costas de Amami e Okinawa, ficaram em alerta por causa da ocorrência do tsunami.

Reprodução da tela da NHK, à 1h16, durante o alerta de tsunami

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão emitiu alerta de tsunami por volta da meia-noite de domingo (16), de Hokkaido a Okinawa.

Publicidade

À meia-noite e quinze minutos o alerta de tsunami mais elevado foi nas Ilhas Amami (Kagoshima), com altura máxima de 3 metros. E, de fato, o primeiro tsunami foi de 1,2 metro.

O motivo desse tsunami foram as erupções de um vulcão submarino em Tonga, às 13h11 de sábado (horário Tóquio) e 17h10 (horário local). Às 19h a AMJ informou que poderia ocorrer tsunami no Japão, mas não causaria danos. 

No entanto, à 00h15 foi emitido alerta pedindo para as pessoas se afastarem da costa e refugiar-se, pois previa-se um de 1 metro de altura.

Até 1h30 de domingo, na costa de Hokkaido e Aomori o tsunami foi de até 1 metro, enquanto em Amami foi de 1,2m.

Nas demais províncias foram confirmados de 20 a 100cm. Em muitos locais o segundo foi mais alto do que o primeiro. Em Omaezaki (Shizuoka) foi de 70cm, em Tahara (Aichi) foi de 60cm, em Owase (Mie) foi de 40cm, em Kushimoto (Wakayama) foi de 90cm, e em Nanjo (Okinawa) foi de 30cm, bem como em Miyako.

Um tsunami de 1 metro de altura pode derrubar um adulto, por isso oferece perigo, diferente de uma onda normal. Até as 2h não havia notícia de danos humanos, a não ser uma embarcação que foi levada, em Muroto (Kochi), mas não se sabe se estava tripulado, segundo a NHK.

Às 2h de domingo a AMJ realizou uma coletiva de imprensa para explicar sobre o tsunami que gerou alerta no país e ocorreu em diferentes horários. Até esse horário o alerta ainda não havia sido cancelado, portanto, advertiu para se afastar dos rios e da costa.

Por volta das 23h de sábado foi observada uma alteração na maré do país, por isso, mais tarde, a AMJ avaliou como risco de chegada do tsunami na costa do país.

Fontes: NHK, ANN e Yahoo!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Erupções vulcânicas em Tonga geram tsunami, no sábado

Publicado em 15 de janeiro de 2022, em Notícias do Mundo

Depois das erupções vulcânicas ocorreu tsunami, afetando vários locais banhados pelo Oceano Pacífico.

Imagem dos círculos concêntricos das erupções do vulcão submarino, em Tonga (satélite Himawari, via NHK)

Segundo informações da AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, por causa da ocorrência de erupções vulcânicas em larga escala, em Tonga, por volta das 13h10 (horário Tóquio) de sábado, foi gerado alerta de tsunami no Oceano Pacífico.

Publicidade

A ocorrência no sábado foi a mais recente de uma série de erupções de um vulcão submarino, o Hunga Tonga Hunga Ha’apai.

Depois dessa erupção, se observaram outras se espalhando concentricamente. Esse círculo concêntrico já atingiu um diâmetro de cerca de 200km após as 14h.

As autoridades meteorológicas de Tonga emitiram alertas em todo o país dizendo que havia risco de tsunami, pedindo cautela, assim como as de Nova Zelândia.

Segundo a NOAA-Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA os tsunamis foram de aproximadamente 80cm em Tonga, 60cm em Samoa e 20cm em Vanuatu. 

A mídia da Nova Zelândia também informou que em Nuku’alofa, capital de Tonga, algumas casas foram inundadas pelas ondas e alguns moradores viram carros flutuando.

A AMJ informou, às 19h de sábado, que poderá ocorrer uma alteração no nível da maré no Japão, mas sem motivo de preocupação porque não chegará a causar danos.

Foi gerado alerta de tsunami pela AMJ, na costa do Japão, por volta da meia-noite. 

Assista aos vídeos postados no Twitter.

https://twitter.com/marinerfagaiava/status/1482503086719778821

Fontes: NHK e The Guardian 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!