Em Hokkaido a cidade de Rikubetsu teve o registro de -27ºC na manhã de domingo (30). Foi a temperatura mais baixa deste inverno.
Esse inverno continua rigoroso, não só nessa província ao norte do país, como também em mais da metade das províncias, por causa da distribuição da pressão atmosférica nesta semana e na próxima, segundo a previsão meteorológica.
Esta semana o ar frio, congelante, de -10ºC, continuará fluindo sobre Hokkaido e as províncias banhadas pelo Mar do Japão. Por isso, deverá continuar nevando na faixa até as províncias de San’in, entre 4 a 6 de fevereiro.
Segundo o antigo calendário chinês, 4 de fevereiro deveria ser o início da primavera, mas pelo visto está distante.
Até 11 de fevereiro boa parte do país deverá ter temperaturas mais baixas do que o normal para a época, não chegando a 10ºC em Tóquio, Nagoia e Osaka. No período de 5 a 11, as províncias de Shikoku, Chugoku e Kyushu também estarão sujeitas à queda de temperatura.
A partir de 12 de fevereiro, espera-se que esteja no mesmo nível do normal em todo o país.
Este ano, o progresso para a primavera está mais lento, com dias de frio mais severos, abaixo do normal. Por isso, o casaco, luvas e cachecol continuam em cena.
Fontes: FNN e Tenki