Autoridades em Pequim estão em alerta máximo apenas a semanas do início das Olimpíadas de Inverno, após o primeiro surto local da China da variante ômicron ter se espalhado da cidade portuária de Tianjin, no norte do país, para a província de Henan, na área central.
Tianjin, que fica a menos de 128Km ao sudeste de Pequim, está realizando testes em toda a sua população de 14 milhões de pessoas após a ômicron ter sido detectada em pelo menos dois residentes no sábado (8) – a primeira propagação comunitária reportada do país da variante altamente transmissível.
A cidade reportou pelo menos 40 casos positivos no fim de semana, incluindo 24 crianças, embora autoridades da saúde tenham que confirmar ainda se são infecções pela ômicron.
Isso é particularmente preocupante para autoridades em Pequim, que fica a menos de 30 minutos de distância de Tianjin de ferrovia de alta velocidade.
Nos últimos meses, autoridades chinesas impuseram restrições mais rigorosas para impedir a propagação da covid-19, visto que Pequim se prepara para os Jogos de Inverno, evento que tem início em 4 de fevereiro.
Fonte: CNN