Na quinta-feira (13), o Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo anunciou a mais recente probabilidade de ocorrência de um terremoto gigantesco, de magnitude 8 a 9, chamado de Nankai Trough.
A possibilidade de ocorrência nos próximos 40 anos, que era de 80 a 90% até o ano de 2021, foi aumentada para cerca de 90%.
A explicação é de que no caso de terremotos periódicos como esse, a probabilidade de ocorrência eleva à medida que aumenta o período durante o qual nenhum sismo ocorre.
Por outro lado, a probabilidade de ocorrência em 10 anos, analisada anteriormente como de cerca de 30%, não foi alterada. Assim, como a probabilidade de ocorrer em 30 anos continua a mesma, de cerca de 70 a 80%.
Naoshi Hirata, professor emérito da Universidade de Tóquio e presidente do comitê, disse: “Visto pelo mundo, o Japão é um lugar onde há possibilidade de ocorrências de terremoto. Pode acontecer a qualquer momento, portanto, recomendo preparativos”.
Na terça-feira (11), o grupo de estudos da avaliação da possibilidade de ocorrência do terremoto gigantesco Nankai Trough, informou que não foram vistas mudanças específicas dentro e ao redor do hipocentro, segundo análise em janeiro deste ano.
Mas, segundo o grupo, a placa do Mar das Filipinas está definitivamente subducindo sob a placa do lado terrestre, por isso, há 70 a 80% de possibilidade de ocorrência de um grande terremoto em 30 anos.
Fontes: Yomiuri e NHK