Neve em Aichi, Gifu, Shiga, Quioto, Fukui e Shimane na sexta-feira

A manhã de sexta-feira foi gelada em ampla área, por causa da frente fria. Nevou inclusive em planícies de Aichi, além de nevasca em outros locais.

Cidade de Gifu amanheceu branca na 6.ª feira (Gifu Shimbun)

Até mesmo nas planícies das províncias de Aichi, Gifu e Mie os flocos brancos cobriram as superfícies. Até as 7h de sexta-feira (14) o acúmulo foi de 1cm em Nagoia, 10cm na cidade de Gifu e 5cm em Yokkaichi (Mie).

Publicidade

Por causa disso, trechos das vias expressas foram interrompidos, como Sekigahara a Ichinomiya da Meishin, Yokkaichi a Kameyama da Shin-Meishin, além de Ichinomiya a Kakamigahara e Gujo Hachiman a Shirakawago da Tokai-Hokuriku.

Nevasca em Shiga e Quioto com grande acúmulo na cidade

A província de Shiga teve locais com mais de um metro de acúmulo até as 8h de sexta-feira. No bairro de Yogo, na cidade de Nagahama, foi constatado 1,22 metro de neve, registro histórico. Em Katsuki, cidade de Takashima, chegou a 1,41m.

Em Hikone foi 11cm e em Maibara, dependendo do lugar chegou a 1,08m. Na área central de Nagahama chegou a 60cm.  

Pela primeira vez em 5 anos a área central da cidade de Quioto não tinha tanta queda de neve. O registro até de manhã foi de 8cm em Nakagyo-ku. 

Cidade de Fukui, antes do amanhecer de 6.ª feira (Fukui Shimbun)

Nagano e Hokuriku

Em Nagano chegou a 1,66m em Nozawa Onsen, 37cm na cidade de Toyama, 18cm nas cidades de Fukui e Echizen, e 1,14 em Ono. 

Nevasca em Shimane

Desde quinta-feira a nevasca cobriu as províncias de Shimane e Tottori. Em Okuizumo chegou a 22cm até as 17h e nas montanhas o acúmulo foi de 50cm. A previsão de sexta-feira é que até as 18h o acúmulo nas planícies chegue a 25cm.

Flocos na tarde de quinta-feira em Matsue (San’in Chuo)

A AMJ-Agência de Meteorologia do Japão adverte sobre os riscos de queda de energia, avalanches e acúmulo de neve, em todas as áreas afetadas pela nevasca.

Também recomenda cuidados nas atividades de remoção da neve dos telhados e calçadas, pois já há notícia de pessoas feridas.

Fontes: CBC TV, Gifu Shimbun, CTV, Kyoto Shimbun, Fukui Shimbun, San’in Chuo e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Terremoto Nankai Trough: probabilidade de ocorrência corrigida

Publicado em 14 de janeiro de 2022, em Sociedade

A probabilidade de ocorrência em 40 anos foi corrigida, enquanto em relação a 10 e 30 anos permanece como antes.

Em verde seriam as áreas abaladas pelo terremoto gigantesco Nankai Trough (AMJ)

Na quinta-feira (13), o Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo anunciou a mais recente probabilidade de ocorrência de um terremoto gigantesco, de magnitude 8 a 9, chamado de Nankai Trough.

Publicidade

A possibilidade de ocorrência nos próximos 40 anos, que era de 80 a 90% até o ano de 2021, foi aumentada para cerca de 90%.

A explicação é de que no caso de terremotos periódicos como esse, a probabilidade de ocorrência eleva à medida que aumenta o período durante o qual nenhum sismo ocorre.

Por outro lado, a probabilidade de ocorrência em 10 anos, analisada anteriormente como de cerca de 30%, não foi alterada. Assim, como a probabilidade de ocorrer em 30 anos continua a mesma, de cerca de 70 a 80%.

Naoshi Hirata, professor emérito da Universidade de Tóquio e presidente do comitê, disse: “Visto pelo mundo, o Japão é um lugar onde há possibilidade de ocorrências de terremoto. Pode acontecer a qualquer momento, portanto, recomendo preparativos”.  

Na terça-feira (11), o grupo de estudos da avaliação da possibilidade de ocorrência do terremoto gigantesco Nankai Trough, informou que não foram vistas mudanças específicas dentro e ao redor do hipocentro, segundo análise em janeiro deste ano.

Mas, segundo o grupo, a placa do Mar das Filipinas está definitivamente subducindo sob a placa do lado terrestre, por isso, há 70 a 80% de possibilidade de ocorrência de um grande terremoto em 30 anos.  

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!