Tonga, o país do Pacífico Sul, o qual teve um desastre sem precedentes por causa da erupção vulcânica e consequente tsunami, no sábado (15), recebeu calorosamente os aviões de transporte C130 da SDF-Força de Autodefesa do Japão, informou o governo japonês com um post no Twitter, na segunda-feira (24).
Chegaram ao destino no dia 22, depois da Nova Zelândia e Austrália.
“Para o povo de Tonga que forneceu apoio caloroso quando do Grande Terremoto do Leste do Japão, esta é a vez do Ministério da Defesa e da Força de Autodefesa fazerem o seu melhor. O Japão está profundamente comprometido com a estabilidade e prosperidade das nações insulares do Pacífico, incluindo Tonga”, declarou no post.
22日(土)、#自衛隊 は、ニュージーランド、豪州に続き、#トンガ の皆様へ緊急援助物資を輸送しました。#東日本大震災 の際に心温まる支援をしてくれたトンガの人々のために、今回は防衛省・自衛隊が全力で取り組む番です。日本はトンガを含む太平洋島嶼国の安定と繁栄に深くコミットしていきます。 pic.twitter.com/iG4nAZhWBS
Artigos relacionados...
— 防衛省統合幕僚監部 (@jointstaffpa) January 24, 2022
O próprio Primeiro-Ministro Hu‘akavameiliku, funcionários do governo e pessoal da embaixada japonesa receberam os donativos como água potável, máscaras para proteção das cinzas vulcânicas e equipamentos de alta pressão para lavar as superfícies sujas pelas cinzas. Também, o navio da Força de Autodefesa entrega monociclos portáteis, carros para carga, tanques de plástico e outros, mais equipe para ajudar no local.
“Estou profundamente emocionado ao ver as aeronaves japonesas da SDF em Tonga. Quero agradecer ao Japão”, declarou Hu‘akavameiliku.
Além da mensagem de apoio ao país enviada pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, no dia 17, o Japão fez uma doação de 1 milhão de dólares para contribuir com a restauração de Tonga.
Fontes: Sankei, BuzzFeed e Twitter