Na segunda-feira (14) foi necessário colocar uma barreira de proteção a um buraco aberto no asfalto, de onde a água termal vaza, levantando fumaça.
A ocorrência não foi a primeira vez, já que em dezembro do ano anterior aconteceu a mesma coisa, em uma área onde há pelo menos 30 hotéis, pousadas e spas (onsen).
A cidade de Ureshino (Saga) é conhecida como uma das 3 mecas do onsen no Japão, pela sua famosa água termal de qualidade.
Nesse local onde se abriu um buraco no asfalto da rodovia na área central, a qual chega a deixar o asfalto branco e a água jorrada tem temperatura de 90ºC.
A associação de turismo local investigou a causa e descobriu que a causa é uma tubulação que envia as águas termais de uma fonte próxima para os hotéis e spas. A deterioração dessa tubulação causou o vazamento da água, pois com essa elevada temperatura derreteu o asfalto, abrindo um buraco.
A quantidade de vazamento é pequena em vista do que é enviada para as instalações de onsen, segundo informação da associação. Por isso, não afeta o turismo local.
A empresa que fez a manutenção da canalização tomou medidas de emergência no final do ano passado, mas como voltou a ocorrer, prevê que demore algum tempo para evitar completamente o vazamento, por isso, a associação de turismo teve que bloquear um pequeno trecho da rodovia.
Fontes: FNN e Saga TV