O Asahi Group Holdings anunciou na terça-feira (15) o encerramento das operações de suas fábricas Asahi Breweries de Kanagawa, na cidade de Minamiashigara; e de Shikoku, em Saijo (Ehime), no final de janeiro de 2023.
Segundo a empresa, o consumo da cerveja vem diminuindo devido ao declínio populacional, consequência da epidemia do coronavírus e o afastamento dos jovens em relação a essa bebida.
Ambas as plantas que fabricam as cervejas ponta de linha como Super Dry e Clear Asahi, por isso, as produções serão transferidas para as fábricas de Moriya (Ibaraki) e Suita (Osaka).
Atualmente são 8 plantas nacionais, as quais serão reduzidas a 6. Os 137 funcionários receberão apoio para a recolocação ou realocá-los em outra unidade.
Em relação à planta Hakata, situada na cidade de Fukuoka (província homônima), há previsão de encerrá-la no final do ano de 2025, mas está sendo planejada uma nova, cuja operação deverá começar em 2026, portanto, os 122 funcionários serão transferidos.
Além das plantas de produção de cerveja, a Nikka Whisky, em Nishinomiya (Hyogo), será fechada em março de 2024, assim como o centro de distribuição que fica no mesmo terreno.
A produção da bebida highball dessa planta será transferida para a de Suita (Osaka).
Fontes: Yomiuri, FNN, TV Tokyo e Kobe Shimbun