Segundo o Ministério da Defesa, um caça F15 pertencente à Base Aérea Komatsu das Forças de Autodefesa sumiu dos radares poucos minutos após levantar voo em treinamento por volta das 17h30 de segunda (31).
As autoridades explicam que a aeronave desapareceu quando estava sobrevoando o Mar do Japão, em área afastada em cerca de 5km da base. A Guarda Costeira de Kanazawa ouviu um relato de uma pessoa que “avistou uma luz vermelha forte” caindo sobre o mar em Komatsu (Ishikawa). As informações do relato condizem com o horário e o local em que o caça desapareceu, então o ministério iniciou as buscas na noite do mesmo dia pelos dois pilotos que estavam a bordo.
Segundo as Forças Armadas, o caça tinha capacidade de levar até 2 pessoas e era utilizado pelo pelotão “Shiko Kyodo-gun” (Esquadrão de Instrução Aérea, em tradução livre). O pelotão é formado por pilotos de caças extremamente habilidosos que são encarregados de educar os esquadrões de batalha.
O ministério encontrou partes da fuselagem e equipamentos salva-vidas no mar, mas nenhum indício de sobreviventes. As Forças Armadas montaram uma força-tarefa com cerca de 200 caças de todo Japão para procurar pelos sobreviventes.
Fonte: NHK