Embaixada do Brasil na Ucrânia anuncia trem para retirada de brasileiros

A embaixada brasileira iniciou a retirada dos cidadãos verde amarelos providenciando trem com destino à cidade na fronteira com a Romênia.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Fila na estação, incluindo mulher com carrinho de bebê (foto enviada pela Embaixada do Brasil para a Agência Brasil)

A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou, na tarde de sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. 

Publicidade

Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook. 

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. 

Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada. 

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação. 

A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.

Fonte: Agência Brasil

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

Putin está disposto a manter conversas de alto nível com a Ucrânia, diz China

Publicado em 26 de fevereiro de 2022, em Ásia

Putin diz a Jinping que Rússia está disposta a manter conversa de alto nível com a Ucrânia.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Os presidentes russo e chinês Vladimir Putin e Xi Jinping (banco de imagens)

O presidente russo Vladimir Putin teria dito ao seu homólogo chinês Xi Jinping, que Moscou está disposta a manter conversas de alto nível com a Ucrânia.

Publicidade

Os dois líderes conversaram por telefone na sexta-feira (25).

Segundo uma declaração do Ministério de Relações Exteriores chinês, Putin disse a Jinping que os EUA e a OTAN ignoraram há muito tempo as preocupações de segurança legítimas de Moscou, e repetidamente rompiam seus compromissos com a Rússia. Ela também diz que seu “contínuo deslocamento militar no leste desafiou a estratégica linha vermelha da Rússia”.

O ministério cita Xi dizendo que a China apoia a Rússia e a Ucrânia para encontrarem uma solução através de negociação.

A declaração diz que o líder chinês pediu a todas as partes que abandonem uma “mentalidade de Guerra Fria” e construam um “mecanismo de segurança europeu sustentável”.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Uninter - JAPÃO - Educação a distância
UniFCV Japão - Educação a distância