Enquanto Ucrânia se mostra pronta para o cessar-fogo, Rússia continua atacando Kiev, a capital

A Rússia quer desmilitarizar a Ucrânia e derrubar o governo eleito democraticamente. Embora se mostre disposta ao diálogo para cessar-fogo, continua avançando.

Um dos locais bombardeados pelo exército de Kremlin (Kyiv Post)

O secretário de imprensa do governo da Ucrânia, Serhiy Nykyforov, declarou que o seu país está pronto para o diálogo sobre o cessar-fogo e paz. Estão em andamento consultas sobre o local e o momento de negociação com a Rússia. “Quanto mais cedo as negociações começarem, mais chances há de voltar à vida normal”, declarou Nikyforov.

Publicidade

Enquanto isso, as forças armadas ucranianas relataram intensos combates da Rússia em torno de Vasylkiv, uma cidade localizada a cerca de 29 quilômetros ao sul da capital do país, Kiev, antes do amanhecer de sábado (26), no horário local.

Um post no Twitter, às 3h18 de sábado (horário Kiev), mostra imagens com áudio de explosões na capital da Ucrânia.

https://twitter.com/UkranianNewsNow/status/1497380491556655104

Um outro post, no mesmo horário, mostra imagens de explosões do ataque russo já perto de uma estação de metrô em Kiev. 

https://twitter.com/gbazov/status/1497380502197649410

Rússia abusou de seu poder

Cinquenta países emitem declaração conjunta dizendo que a Rússia abusou de seu poder ao vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU.

A declaração foi lida em voz alta pela embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, após a reunião de sexta-feira do Conselho de Segurança em Nova Iorque.

“Aqueles de nós que estão aqui hoje continuam acreditando no dever solene e no propósito mais elevado do Conselho de Segurança – prevenir conflitos e evitar o flagelo da guerra”, disse Thomas-Greenfield. “A Rússia abusou de seu poder hoje para vetar nossa forte resolução”, afirmou.

Na sexta-feira, a Rússia usou seu poder de veto como membro permanente do Conselho de Segurança para impedir que a resolução fosse adotada. Onze países votaram a favor da adoção. China, Índia e Emirados Árabes se abstiveram.

Milhares de cidadãos ucranianos deixam o país

Soldados do exército da Ucrânia em defesa do país (Ukrinform)

O ACNUR – Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou na sexta-feira (25) que o número de pessoas que começaram a evacuar para garantir a segurança na Ucrânia é estimado em mais de 100 mil. Estima-se também que mais de 50 mil pessoas já cruzaram a fronteira e fugiram para países vizinhos.

O porta-voz do ACNUR, disse em uma coletiva de imprensa regular em Genebra, na Suíça, que “no futuro, se a situação se agravar, até 4 milhões de cidadãos poderão fugir da Ucrânia”.

O ACNUR está pedindo aos países vizinhos que aceitem aqueles que fugiram sem fechar suas fronteiras.

Fontes: Ukrinform, NHK, ANN, Kyiv Post e Twitter

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Embaixada do Brasil na Ucrânia anuncia trem para retirada de brasileiros

Publicado em 26 de fevereiro de 2022, em Notícias do Mundo

A embaixada brasileira iniciou a retirada dos cidadãos verde amarelos providenciando trem com destino à cidade na fronteira com a Romênia.

Fila na estação, incluindo mulher com carrinho de bebê (foto enviada pela Embaixada do Brasil para a Agência Brasil)

A Embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, anunciou, na tarde de sexta-feira (25), que um trem vai partir da capital com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, que fica nas proximidades da fronteira com a Romênia. 

Publicidade

Essa é a primeira opção viabilizada pelo Itamaraty para a retirada de brasileiros do país, que sofre uma invasão de tropas militares da Rússia.

“Caso considerem que a situação de segurança em suas localidades o permita, cidadãos brasileiros e latino-americanos registrados junto à Embaixada poderão dirigir-se à estação. Não é necessário comprar bilhetes. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Sugere-se que os interessados cheguem com antecedência”, informou o serviço consular brasileiro, em uma publicação no Facebook. 

Segundo a embaixada, a situação de segurança e de disponibilidade de transporte em Kiev é instável e sujeita a mudanças repentinas e que, por isso, não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. 

Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos. Viajantes que tenham sucesso em partir com o trem deverão ter em conta relevantes dificuldades na chegada, onde há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira, bem como longas filas na imigração. Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira”, alertou a embaixada. 

Por se tratar de uma evacuação de emergência, o governo brasileiro orienta que os passageiros levem apenas o essencial. Todos devem estar munidos de documentos de identificação. 

A Embaixada do Brasil em Bucareste, capital da Romênia, informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem oriundo de Kiev, para acelerar os trâmites de ingresso no país. Além disso, o serviço consular está tentando contratar um ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros da fronteira até a capital romena.

Ontem (24), o Ministério das Relações Exteriores informou que estava preparando um plano de evacuação dos brasileiros do país, mas ainda não tinha anunciado data e horários. Estima-se que a comunidade brasileira na Ucrânia seja de 500 pessoas. Cerca de um terço já havia feito o recadastramento junto à embaixada para se manterem informados.

Fonte: Agência Brasil

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!