Uma das piores frentes frias está sobre uma faixa das províncias banhadas pelo Mar do Japão, de Hokkaido a Kyushu, com queda de temperatura na quarta (16) e quinta-feira (17). Segundo os boletins de meteorologia, existe a possibilidade de que sejam os dias mais frios deste inverno.
Além disso, a queda de neve pesada está prevista inclusive na região Tokai, especialmente na província de Gifu, mas também em Kansai, onde os flocos brancos já caíram até no centro da cidade de Osaka (província homônima), na manhã de quarta-feira.
Nas províncias de Aichi e Mie há possibilidade de acúmulo, inclusive nas planícies, até quinta-feira.
A cidade de Fukui (província homônima) amanheceu coberta de branco e no interior, como em Ono, o acúmulo chegou a 1,27 metro, podendo aumentar ainda mais até quinta-feira.
Acúmulos previstos por região
Em Shimane, onde já está nevando, o acúmulo deverá chegar a 20cm mesmo nas planícies, até o final da tarde de quinta-feira.
Segundo a AMJ-Agência de Meteorologia do Japão, o acúmulo máximo até a manhã de quinta-feira deverá ser alto:
- 40 a 60cm em Chugoku
- 60 a 80cm em Gifu e Hokuriku
- 70 a 90cm no norte da região Kansai
Se precisar trafegar veja o que precisa levar
Por isso, recomenda aos motoristas que verifiquem a condição do tráfego, pois trechos das vias expressas e rodovias poderão ser fechadas temporariamente.
Além disso, há risco de paralisações. Como regra geral, a recomendação é desligar o motor do carro imobilizado na neve. Se o escapamento estiver coberto pela neve os gases podem fluir de volta para o veículo e causar intoxicação por monóxido de carbono.
Se necessitar dirigir em estrada com neve, é uma boa ideia ter uma pá, roupas quentes, um cobertor, água, kairo e outros. A pá é de grande ajuda para remover a neve do carro.
Fontes: NHK, Tokai TV, YTV, Fukui Shimbun e Tenki