O governo japonês aumentará substancialmente o limite de seus subsídios pagos a distribuidores de petróleo para ajudar a conter o ritmo de aumentos da gasolina e de outros combustíveis, após a invasão em larga escala russa da Ucrânia, disse o ministro da indústria Koichi Hagiuda nesta sexta-feira (25).
Uma opção considerada principalmente pelo governo é aumentar o limite para cerca de ¥25 por litro a partir dos atuais ¥5 ao acessar fundos de reserva sob seu orçamento para o ano fiscal de 2021, que termina no mês que vem.
Em uma coletiva de imprensa, o ministro também disse que o governo vai adicionalmente liberar petróleo de suas reservas estatais e pedir por aumentos na produção do combustível e gás para garantir fornecimentos estáveis.
Os preços do petróleo bruto internacional estão aumentando devido a preocupações sobre a possibilidade da interrupção dos fornecimentos da Rússia durando muito tempo.
Sobre o esquema de subsídio, Hagiuda enfatizou a disposição do governo para “expandir o suporte e considerar um tamanho apropriado (do aumento no auxílio) para ajudar as pessoas a se engajarem em atividades econômicas (suficientes)” e minimizar o impacto da subida de preços da gasolina em seus meios de subsistência.
Fonte: Jiji