Restaurantes no Japão que reduziram suas horas de funcionamento durante a pandemia estão cada vez mais dependendo de máquinas de venda automática de comida congelada para compensar o tráfego perdido.
Mais de mil máquinas do tipo foram instaladas para servir os clientes após o horário do expediente. A Ringer Hut, rede de restaurantes especializada em macarrão, está entre as que as primeiras que adotaram as máquinas.
Uma máquina de venda na filial da Ringer Hut em Tóquio vende seis tipos de refeição congelada com a marca do restaurante.
Originalmente, a rede oferecia versões congeladas dos itens de seu menu antes da pandemia. Mas quando a companhia instalou máquinas de venda em 5 locais pela primeira vez, as vendas de dezembro de refeições congeladas aumentaram 2,5 vezes comparadas a setembro.
A Matsuya Foods também instalou máquinas de venda em novembro em restaurantes que ela opera na cidade de Tóquio.
A tendência vem do sucesso da startup de máquinas de venda automática dos EUA, a Yo-Kai Express. Em novembro, a companhia lançou sua primeira máquina no Japão no distrito de Shibuya em Tóquio.
A tecnologia exclusiva de vaporização da Yo-Kai aquece rapidamente a comida congelada para desfrutar no local. Uma tigela de lámen leva cerca de 1 minuto para ser preparada.
Fonte: Asia Nikkei