Segundo o governo de Tóquio, foram confirmados 14.445 casos de coronavírus na terça-feira (2), o maior número já registrado nesse dia da semana, e a taxa de ocupação de leitos foi de 50,7%. Foram registrados também 5 óbitos.
O critério divulgado pelas autoridades de Tóquio para pedido de declaração de estado de emergência era de 50%. Segundo o governo, caso esse número fosse atingido, as autoridades iriam analisar com especialistas o pedido da declaração.
Entretanto, em coletiva realizada na noite de terça-feira, a governadora Koike negou a possibilidade de um pedido. “É necessário analisar também as características da variante Omicron e como utilizaremos os leitos, além dos números de enfermos graves. Vamos ouvir as opiniões de especialistas para evitar a sobrecarga de hospitais tendo em vista a manutenção das atividades socio-econômicas para analisar (a necessidade do pedido).”, comentou.
A taxa de ocupação de leitos para pacientes em estado grave é de 5,5% atualmente, e os critérios do governo para a emissão do estado de emergência é de 37,2%. O primeiro-ministro Kishida havia comentado que não pensa em declarar estado de emergência no momento atual em coletiva na segunda-feira (31).
Fonte: FNN