Bebês cujas mães foram vacinadas contra a covid-19 durante a gravidez têm menos probabilidade de serem internados por causa da doença após eles nascerem, sugere um estudo.
As novas descobertas são a primeira evidência de mundo real de que as mulheres grávidas podem não apenas se proteger ao serem vacinadas como também proteger seus recém-nascidos.
Bebês de mães que tomaram duas doses de vacinas da Moderna ou da Pfizer-BioNTech durante a gravidez tiveram risco menor de serem hospitalizados pela covid-19 nos primeiros 6 meses de suas vidas, de acordo com um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Doenças – CDC dos EUA.
Pesquisadores de hospitais pediátricos e o CDC observaram crianças com menos de 6 meses entre julho de 2021 e janeiro de 2022.
O estudo analisou dados de 379 bebês hospitalizados – 176 com covid-19 e 203 que estavam internados por outros problemas. Ele descobriu que vacinas contra coronavírus foram 61% eficazes no geral em prevenir hospitalizações em crianças cujas mães foram vacinadas durante a gravidez.
A proteção aumentou para 80% quando as mães foram vacinadas após 21 semanas a 14 dias antes do parto. A eficácia da vacinação caiu para 32% para os bebês cujas mães foram inoculadas logo no início da gravidez.
O estudo não incluiu dados sobre eficácia de vacina de reforço, ou em mães que foram vacinadas antes da gravidez.
Fonte: The Guardian