Mapa das probabilidades de ocorrência de 3 terremotos de magnitude 8 (NNN)
Pela primeira vez em 18 anos, o Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo japonês revisou a probabilidade de ocorrência de um forte terremoto dentro de um certo período de tempo para o Hyuga-nada (Miyazaki), uma área entre as regiões Shikoku e Kyushu e ao redor das Ilhas Nansei que conectam Kyushu a Okinawa.
Publicidade
Nesta avaliação, foi demonstrado que existe a possibilidade de ocorrerem três novos sismos da classe de magnitude 8.
Um deles poderá ser o terremoto de magnitude 8 em Hyuga-nada. A avaliação foi revisada, pois foi descoberto que o terremoto de 1662 na região pode ter sido próximo da magnitude 8.
O segundo é um grande terremoto da classe de magnitude 8 ao redor das Ilhas Nansei e ao redor da Ilha Yonaguni na província de Okinawa. A teoria de que o terremoto de magnitude 8 ocorreu em Kikaijima, na província de Kagoshima, em 1911 teve um epicentro mais raso do que se pensava anteriormente e foi avaliado que um grande terremoto do mesmo grau poderia ocorrer.
A possibilidade de ocorrência de um de magnitude 7 nas ilhas de Okinawa, durante os próximos 30 anos, é de 90% ou mais. O terceiro local é as ilhas Yaeyama, pois em 1771 ocorreu um que gerou um tsunami de mais de 30 metros de altura, perto de Ishigaki. Como já ocorreram outros 3 terremotos com tsunami da mesma classe, é possível que aconteça um outro. No entanto, existem várias teorias sobre a causa do tsunami, com muitos pontos obscuros, por isso, não foi dada a probabilidade de ocorrência.
Veja onde são em resumo
Os locais em vermelho e amarelo são se alta possibilidade (ANN)
Em resumo, a probabilidade de um terremoto de magnitude 7 a 7,5 nos próximos 30 anos é de cerca de 80% em Hyuga-nada; 90% ou mais em torno da Ilha Yonaguni (Okinawa) e cerca de 60% na costa noroeste do grupo das ilhas Nansei (Amami a Okinawa).
Além disso, a probabilidade de um terremoto com magnitude de 6,7 a 7,4 é de cerca de 40% na parte ocidental do Mar Interior de Seto.
Caso queira saber o que acontece com os terremotos, de acordo com as intensidades sísmicas, toque aqui para ler em português.
Fontes: ANN, NNN e Okinawa Times