Uma cidade ao norte da Ucrânia, Chernihiv, está sendo severamente danificada pelo exército da Rússia, pois queria bloqueá-la.
Em meio às notícias de guerra, a história de um “técnico” é comovente. É nessa cidade que tem um cão chamado Patron, de 2 anos, da raça Jack Russel Terrier. Para seu trabalho de campo, é vestido com algo parecido com um colete à prova de balas, com a finalidade de protegê-lo, pois atua ativamente na detecção de explosivos.
Segundo informações do governo local, Patron já contribuiu para encontrar e desarmar quase 90 explosivos, junto com as equipes de resgate da Ucrânia, desde 24 de fevereiro quando o país foi invadido.
“Um dia, a história de Patron será transformada em filme, mas por enquanto ele está realizando fielmente seus deveres profissionais”, escreveu o Centro de Estratégia de Comunicação do governo da Ucrânia, no post.
“É um pequeno herói”, ou “Herói ucraniano! Parabéns pelo seu trabalho. Que esteja seguro”, ou “Não é apenas um cão, é um herói. Faz seu melhor para salvar vidas”, e assim por diante são os comentários de elogios e agradecimentos a ele.
Segundo a equipe que o tem como companheiro, a cada explosivo descoberto a recompensa é oferecer um queijo fresco no final do dia, seu prato favorito.
Assista ao vídeo postado no Facebook.
Fontes: Stratcom e ANN