Na noite de segunda-feira (28) um post no Twitter provocou o Japão e foi alvo de severas críticas pelo povo.
Escrito em japonês, a Embaixada da Federação Russa no Japão, em tradução livre do texto, publicou: “Isso também fazia parte da punição pela agressão do Japão e sua aliança com a Alemanha nazista. Apesar do fato, o Japão chegou a apoiar o governo nazista duas vezes em menos de 100 anos. Ele já apoiou a administração de Hitler e, desta vez, a administração ucraniana.”
これは、日本が行った侵略とナチスドイツとの同盟に対する処罰の一部でもありました。
❗️にもかかわらず事実として、日本は100年も経たぬ間に二度もナチス政権を支持する挙に出ました。かつてはヒトラー政権を、そして今回はウクライナ政権を支持したのです。
Artigos relacionados...
— 駐日ロシア連邦大使館 (@RusEmbassyJ) February 28, 2022
Em seguida, Taro Kono, político japonês, respondeu “tome vergonha”. Mais de 1,1 mil respostas foram enviadas rapidamente pelo público japonês e também muitas em russo, como “não acho que o povo russo queira essa guerra. Espero o cessar-fogo o mais rápido possível” ou “vergonha em suas observações egoístas”. E muitos citaram “não mate crianças”, se referindo à menina de 6 anos e outras tantas.
Nesse post há um trecho de um vídeo da fala no Comitê de Orçamento da Câmara dos Conselheiros no mesmo dia, quando Hideki Uyama, Diretor Geral do Escritório Europeu do Ministério das Relações Exteriores, disse: “Reconhecemos que os Territórios do Norte estão ocupados e a invasão russa na Ucrânia é uma violação do direito internacional”. Presume-se que tenha sido o desencadeador dessa revolta.
Rússia está se sentindo vítima da ‘guerra de informações’?
Em outro post, a mesma embaixada escreveu: “Agora, há uma guerra de informação contra a Rússia nas mídias sociais. 🇷🇺 Não há evidências de que as infraestruturas civis tenham sido destruídas pelos militares, então 🇺🇦 bombas aéreas e falhas de ignição e, inversamente, o povo ucraniano em Donbas. Os vídeos e as imagens que registram os crimes dos nacionalistas são apresentados como se fossem da Rússia”, em tradução livre.
@RussiaUN:
❗️「今、ソーシャルメディア上でロシアに対して情報戦が繰り広げられています。🇷🇺軍によって民間インフラが破壊された証拠がないため、🇺🇦による空爆や誤射、逆にドンバスでウクライナの民族主義者の犯罪を記録した映像や動画が、ロシアによるものであるかのように紹介されているのです」 pic.twitter.com/au0yVi0196— 駐日ロシア連邦大使館 (@RusEmbassyJ) February 28, 2022
Fonte: Twitter