Os EUA seguirão a União Europeia e Canadá em proibir voos da Rússia em seu espaço aéreo, disse o presidente Joe Biden na noite de terça-feira (1º), em uma medida que provavelmente vai causar retaliação russa.
“Estou anunciando que nos juntaremos a nossos aliados em fechar o espaço aéreo americano de todos os voos russos, isolando ainda mais a Rússia e apertando ainda mais sua economia”, disse Biden em seu discurso do Estado da União.
Voos russos já estavam efetivamente barrados de destinos nos EUA nos últimos dias devido a proibições sobre o uso do espaço aéreo canadense e europeu.
Redes de fornecimento globais, já duramente atingidas pela pandemia, enfrentarão interrupção aumentada e pressão sobre custos em decorrência dos fechamentos dos céus que afetarão um quinto da carga aérea.
O transporte entre a Europa e destinos no norte asiático como Japão, Coreia do Sul e China está na linha de frente da interrupção após proibições recíprocas terem impedido companhias aéreas de voarem sobre a Sibéria e evitado que aéreas russas seguissem para a Europa.
Fonte: Channel News Asia