A farmacêutica sediada em Osaka, a Shionogi & Co., disse que sua vacina experimental contra covid-19 foi segura e eficaz em um estudo, criando potencialmente uma fonte de fornecimento nativa para a nação, quando o Japão se apressa para concluir um programa de imunização de reforço na esperança de reduzir surtos futuros.
A vacina recombinante baseada em proteína que estava sendo testada como dose de reforço atendeu seu parâmetro primário na fase 2/3 de ensaios, disse a Shionogi na sexta-feira (4) anunciando as descobertas do relatório provisório.
Não houve eventos adversos graves relacionados aos tratamento, mortes ou eventos adversos de interesse especial, disse a Shionogi.
Os dados reforçam aprovação regulatória da vacina que poderia impulsionar os esforços do governo em combater o vírus que já infectou mais de 5 milhões de pessoas no país e matou cerca de 24 mil.
Atualmente, a terceira maior economia do mundo depende de doses da Pfizer e Moderna para a maior parte de seus fornecimentos.
A farmacêutica planeja iniciar a produção comercial da vacina a partir de maio, disse o diretor-presidente Isao Teshirogi aos repórteres na sexta-feira.
Fonte: Japan Times