Uma ilha desabitada, coberta de neve, situada no norte do Japão chama à atenção para os habitantes temporários.
Vista de cima, a Ilha Benten (Bentenjima), em Wakkanai (Hokkaido), costuma ser branca, mas está pontilhada de marrom, com criaturas em movimento.
Na verdade, são de visitantes: mais de 1,7 mil leões marinhos, os quais não costumam usar essa ilha nessa quantidade.
A pesquisadora Yoko Goto, da Estação Experimental de Pesca de Wakkanai de Hokkaido, disse que foram contados e havia tudo isso, em 19 de fevereiro. Esses mamíferos começaram a chegar de Sakhalin, Rússia, desde a segunda quinzena de novembro, relata.
Em geral, vêm menos da metade dessa quantidade de leões marinhos. Eles têm o apelido de gangue do mar, por que na área circundante devoram polvos, arenques e cabeças de touro todos os anos. Mas, este ano há um motivo para esse aglomerado.
“Desde o final de janeiro, vem acontecendo mortes dos cardumes de sardinhas, muitos vistos nas praias. Talvez os leões marinhos tenham se reunido por causa disso”, disse Yoko.
Em janeiro deste ano, foram vistos 2 fenômenos: o das tempestades, deixando o mar agitado e com elevação de onda, resfriando a temperatura da água; por isso, o segundo foi a consequência, causando a morte dos cardumes de sardinhas. Mas, para os leões marinhos, foi uma oportunidade de encontrar ração em abundância e tranquilidade nessa ilha.
Fontes: ANN e NNN