Um avião da Lufthansa no Aeroporto de Kansai em Osaka (banco de imagens)
Pelo menos 23 voos entre Japão e Europa foram cancelados devido às medidas retaliatórias russas em relação ao uso de seus espaços aéreos.
Publicidade
Funcionários do Ministério dos Transportes do Japão disseram que os voos cancelados até 6 de março envolvem 4 companhias aéreas europeias – Finnair, KLM Royal Dutch Airlines, Lufthansa e Air France.
A União Europeia – UE fechou seu espaço aéreo para aeronaves russas devido à invasão de Moscou da Ucrânia. A Rússia retaliou ao banir companhias europeias de passarem pelo seu espaço aéreo.
Até agora, a Japan Airlines – JAL e a All Nippon Airways – ANA não foram afetadas pela proibição russa, embora a maioria de seus voos de e para a Europa passem pelo espaço aéreo russo.
O Ministro de Relações Exteriores, Yoshimasa Hayashi, foi questionado em sua coletiva de imprensa no dia 1º de março se o Japão seguiria o exemplo da UE e consideraria barrar aeronaves russas do espaço aéreo japonês
Ele disse que não eram apenas as diferenças geográficas entre Japão e UE, mas também a necessidade de considerar os efeitos na distribuição de produtos.
Fonte: Asahi