O Japão designou na terça-feira (15) cerca de 300 itens e tecnologias como sujeitos a uma proibição de exportação sobre a Rússia e Belarus (Bielorrússia) a partir do fim desta semana para evitar que esses países aumentem suas capacidades militares, como parte das sanções de Tóquio sobre a invasão da Ucrânia por Moscou.
O embargo sobre exportações de 266 produtos, como semicondutores, equipamento de comunicação e materiais de ponta, e 26 tecnologias, incluindo programas de design para máquinas de fabricação de chips, entrará em vigor na sexta-feira (18), de acordo com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
Além disso, exportações de equipamento de refinação de petróleo e tecnologias relacionadas para a Rússia serão proibidas, disse o ministério.
A medida ocorreu quando o Japão e outras nações ocidentais, incluindo membros dos grandes países desenvolvidos do Grupos dos 7 (G7), vêm aumentando as sanções econômicas sobre a Rússia, visto que a situação na Ucrânia não mostra sinais de melhora, com Moscou intensificando seus ataques contra a antiga república soviética desde 24 de fevereiro.
Belarus foi acusada de auxiliar a agressão russa.
Os EUA e nações europeias proibiram envios de produtos para uso militar e commodities de propósito geral que poderiam ser usados para fortalecer as capacidades das forças russas.
Fonte: News and Culture