O Japão registrou um número menor de estrangeiros desde o fim de 2021, queda de 4,4% ante o ano anterior, aparentemente devido aos seus controles de fronteira mais rigorosos em meio à pandemia de coronavírus, mostraram dados oficiais na terça-feira (29).
De acordo com os dados divulgados pela Agência de Serviços de Imigração do Japão, o número situou-se a 2.760.635, marcando o segundo declínio anual, com o daquele de aprendizes técnicos e estudantes internacionais caindo 27% e 26% respectivamente.
O número de residentes permanentes, o maior grupo de estrangeiros que tem permissão para ficar no país, aumentou 2,9% para 831.157, disse a agência.
Por país e região, os chineses contaram pela maioria, a 716.607, seguidos pelos vietnamitas, com 432.934.
Por província, apenas Yamanashi e Shimane registraram um leve aumento no número de residentes estrangeiros, enquanto Tóquio abrigou o maior número, com 531.131, seguida por Aichi, Osaka, Kanagawa e Saitama.
Os dados oficiais não incluem o número de diplomatas e residentes permanentes especiais, entre outras categorias que se encaixam os estrangeiros morando no Japão.
Fonte: Mainichi