Os líderes da República Tcheca, Polônia e Eslovênia fizeram uma visita corajosa e simbólica à capital da Ucrânia na terça-feira (15) mesmo após a cidade ter sido bombardeada durante a madrugada.
Em um desenvolvimento marcante dados os ataques que Kiev vem enfrentando, os líderes das três nações embarcaram em um trem para uma reunião face a face com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
#Ukraine In Kyiv, President @ZelenskyyUa met with the prime ministers of Poland, Czechia and Slovenia. This is an important gesture of solidarity and support from foreign leaders pic.twitter.com/H9Rzuv9TM3
— Hanna Liubakova (@HannaLiubakova) March 15, 2022
A viagem foi ideia da Polônia, após a União Europeia – UE ter alertado sobre potenciais riscos de segurança.
Junto com uma foto dos líderes juntos em volta de uma mesa, o presidente da Polônia, Mateusz Morawiecki, disse que a visita mostrou ao mundo que a Ucrânia pode “contar com a ajuda de seus amigos”.
“É aqui, na Kiev arrasada pela guerra, que a história está sendo feita”, tuitou Morawiecki.
Acredita-se que os líderes decidiram fazer a viagem de trem porque uma jornada de avião poderia ser vista pela Rússia como provocação.
Morawiecki, o primeiro-ministro tcheco Petr Fiala e o primeiro-ministro Janez Jansa da Eslovênia são os primeiros líderes internacionais a visitarem Zelensky desde o início da invasão russa há cerca de 3 semanas.
Não ficou imediatamente claro quando eles fariam a viagem de retorno.
Fonte: Metro UK