Na madrugada de sexta-feira (4) os atacantes russos bombardearam uma área da maior usina nuclear da Ucrânia, a de Zaporizhzhya, da Energoatom-Empresa Nacional de Geração de Energia Nuclear.
“Os bombeiros foram autorizados a entrar na central nuclear de Zaporizhzhya”, disse Oleksandr Starukh, chefe da Administração Militar Regional de Zaporizhzhia.
Segundo a mídia local, atualmente o vento da NPP-Planta Nuclear de Zaporizhzhya está soprando em direção à parte sudeste da Ucrânia e na direção das principais cidades russas: Rostov-on-Don e Krasnodar.
Conforme relatado, a NPP declarou ameaça nuclear devido ao bombardeio de armas pesadas da Rússia.
No primeiro dia de uma invasão em larga escala da Ucrânia, 24 de fevereiro, tropas russas tomaram a usina nuclear de Chernobyl.
“Há uma semana, a unidade de energia foi conectada à rede. Há alguns dias, foi colocada em estado de reparo programado. O combustível nuclear está no meio de um reator nuclear. Ainda não foi descarregado”, disse Andriy Tuz, porta-voz da NPP.
Ele acrescentou que há uma piscina no saguão central para recarregar e armazenar combustível nuclear, que também contém conjuntos com urânio e combustível nuclear. Se a destruição da membrana hermética ocorrer agora, a liberação de materiais radioativos é real.
Fonte: Ukrinform