Em cerca de 3 semanas em guerra, o número de ucranianos que fugiu para fora do país passou de 3 milhões na terça-feira (15), disseram as Nações Unidas, quando pessoas escapavam do combate e bombardeio russo.
Aproximadamente 3.000.381 pessoas deixaram a Ucrânia até agora, mostraram dados da Agência de Refugiados das Nações Unidas (UNHCR). Ela está baseando seus planos de ajuda em 4 milhões de refugiados, mas disse que o número provavelmente aumentará.
Após o ataque russo no domingo (13) contra a base militar de Yavoriv perto de Lviv, algumas pessoas do oeste da Ucrânia agora se juntaram ao fluxo de refugiados atravessando a fronteira.
A grande maioria dos refugiados está em países que fazem fronteira com a Ucrânia – Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia – com mais da metade deles, ou 1,8 milhão, só na Polônia.
Contudo, um número significativo de refugiados está começando a avançar mais para o oeste, com 300 mil indivíduos tendo ido até agora para a Europa Ocidental, disse a UNHCR na terça-feira (15).
Segundo a UNHCR, as pessoas que fugiram no início do conflito em sua maioria tinham recursos e contatos fora da Ucrânia, mas agora muitos dos refugiados saíram às pressas e eram mais vulneráveis.
“Vemos muitos idosos e muitas pessoas com deficiência, pessoas que realmente estavam aguardando até o último momento, esperando que a situação fosse mudar”, disse Tatiana Chabac, funcionária humanitária junto à UNHCR.
Fonte: Channel News Asia