As forças armadas russas disseram na sexta-feira (25) que iniciaram um exercício militar envolvendo mais de 3 mil soldados em uma cadeia de ilhas incluindo aquelas disputadas com o Japão, divulgou a agência de notícias russa Interfax.
Esse é o primeiro exercício nas ilhas disputadas ao largo da costa de Hokkaido desde o anúncio do Ministério de Relações Exteriores da Rússia no início desta semana que suspenderá negociações territoriais com o Japão.
A Rússia está se retirando das negociações devido às sanções impostas por Tóquio contra Moscou após a invasão da Ucrânia.
Centenas de veículos militares estão participando do exercício sob um cenário de lançar um contra-ataque a forças inimigas tentando aterrissar.
A Rússia é vista construindo suas forças nas ilhas, chamadas de Territórios do Norte pelo Japão e Ilhas Curilas por Moscou. A disputa territorial impediu que os dois países concluíssem um tratado de paz pós-guerra.
O Japão afirma que a União Soviética se apoderou ilegalmente de 4 ilhas – Kunashiri, Etorofu, Shikotan e Habomai – logo após a sua rendição na 2ª Guerra Mundial em agosto de 1945, enquanto Moscou defende que a ação foi legítima.
Fonte: Asia Nikkei