Na quinta-feira (23), Singapura disse que não vai mais exigir o uso de máscara ao ar livre e reabrirá suas fronteiras para visitantes completamente vacinados de todos os países, visto que as infecções por covid-19 na cidade-estado estão diminuindo.
A regra de uso de máscara ao ar livre, imposta há cerca de 2 anos para frear a propagação do coronavírus, será suspensa a partir de 29 de março, embora ainda seja obrigatório usar o item de proteção em ambientes fechados. A entrada livre de quarentena para visitantes passará a ser válida em 31 de março.
“Acreditamos que agora estamos prontos para tomar um passo decisivo em conviver com a covid-19”, disse o Primeiro-Ministro, Lee Hsien Loong, em um discurso transmitido na TV.
Outros relaxamentos de medidas incluem aumentar o número de pessoas em qualquer reunião de 5 para 10 e permitir que 75% dos funcionários em cada local de trabalho retorne para suas atividades dos atuais 50%.
Sobre a reabertura de fronteira, Lee disse, “isso reconectará Singapura com o mundo”.
Ainda será exigido dos visitantes a realização de testes de covid-19 pré-partida, mas eles não precisarão fazer nenhum na chegada a Singapura.
A decisão de suspender a maioria das restrições impostas sobre os singapurianos ocorre quando o número de novas infecções diárias caiu para aproximadamente 8,7 mil de cerca de 23,9 mil no início de março.
Fonte: News and Culture