O envio de 36 toneladas de suprimentos médicos da Organização Mundial da Saúde – OMS essenciais para a Ucrânia deve chegar à Polônia nesta quinta-feira (3).
O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, falou em uma coletiva de imprensa na quarta-feira (2) e disse que os envios incluem suprimentos para cuidados de vítimas de trauma e cirurgia de emergência para ajudar mil pacientes, além de outros itens para atender as necessidades de 150 mil indivíduos.
Ele citou que já há escassez aguda de oxigênio de uso médico na Ucrânia e alertou que a situação no país provavelmente impactaria ainda mais seu sistema de saúde.
O representante da OMS na Ucrânia, Jarno Habicht, disse que como a situação evolui, está ficando mais difícil distribuir os itens dentro do país.
Segundo a OMS, novos casos de coronavírus na Ucrânia vêm caindo desde fevereiro.
Contudo, Tedros manifestou preocupação, dizendo, “movimentos em massa de populações provavelmente contribuirão ainda mais para a transmissão da covid-19, aumentando potencialmente a pressão sobre sistemas de saúde de países vizinhos”.
Fonte: NHK