A Toyota Motor informou que voltou à produção normal na segunda-feira (28), conforme estava previsto, depois da paralisação por causa dos danos causados pelo terremoto de Fukushima, em 16 deste mês, afetando seus fornecedores de peças.
Depois do terremoto, as operações das plantas foram reiniciadas gradativamente, mas ainda faltavam as 8 linhas de 6 plantas, as quais retornaram na data prevista.
No entanto, uma linha de uma das fábricas, em Kariya (Aichi), a qual produz minivans, ainda continua com paralisação até quinta-feira (31).
Por causa dessas paralisações a Toyota Motor foi afetada na produção de 30 mil unidades, pela da escassez de semicondutores, depois pelo ciberataque em um de seus fornecedores e, por último, pelo terremoto que afetou seus parceiros.
Plano de produção para o próximo trimestre
Na terça-feira (30) a Toyota Motor informou sobre seu plano de produção de veículos para os próximos três meses, de abril a junho.
No Japão, o volume diário de produção em abril e maio foi fixado em cerca de 12 mil unidades, e para junho, 13 mil. Levando em conta riscos como a escassez de semicondutores, o plano foi suprimido em relação ao passado.
Fontes: Tokai TV, FNN e Chubu Keizai