Este treinamento foi planejado pela cidade de Tsu (Mie), voltado para criar líderes estrangeiros de prevenção de desastres que são fluentes em japonês, a fim de apoiar os compatriotas que podem compreender as informações de evacuação, em uma emergência, devido a barreiras do idioma.
No domingo (20), participaram cerca de 20 estrangeiros, brasileiros e peruanos.
No treinamento, Shun Tan, brasileiro, o qual atua como líder de prevenção de desastres na província de Okayama, deu uma palestra online. Explicou que na sua província os estrangeiros passaram para um outro nível. Ou seja, antes precisavam de suporte, mas agora já passaram para aqueles que dão suporte em caso de desastres, depois dos treinamentos como os de triagem dos suprimentos nos centros de evacuação ou na criação de cartões de prevenção.
Depois dessa participação, a equipe do corpo de bombeiros explicou que em caso de desastre devem ligar sem hesitação para o 119, pois já estão usando um app de tradução para oferecer suporte em diversos idiomas.
“Quero estar ciente da prevenção de desastres e transmitir informações precisas aos estrangeiros quando algo acontecer”, disse um brasileiro de 52 anos.
“Gostaria de continuar realizando treinamentos como este para melhorar as capacidades de prevenção de desastres dos estrangeiros”, manifestou Shori Ochiai, chefe da Divisão de Intercâmbio de Cidadãos da Cidade de Tsu.
Fonte: NHK