Ucrânia: sobe para mais de 500 mil refugiados para países vizinhos

O ataque do exército da Rússia na Ucrânia já causou um fluxo de mais de 500 mil pessoas para os países vizinhos, além dos milhares se deslocando no país.

Presidente Zelensky, da Ucrânia com seus militares (@ITarmyUA)

O  vice-secretário-geral da Organização para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, na segunda-feira (28), informou que são mais de 500 mil refugiados da Ucrânia para países vizinhos como Polônia e Romênia.

Publicidade

Em geral são mães com seus filhos pequenos, pois os maridos estão servindo o país ou em prontidão para ingressar como voluntário. As pessoas com deficiência e idosos, além dos homens na faixa dos 18 aos 60, são os que ficam, separando as famílias.

Mas, há também os chamados IDPs, os que se deslocam internamente na Ucrânia, somando pelo menos 160 mil

Aumento de mortes e feridos

Até segunda-feira, pelo menos 406 civis ficaram feridos e 102 foram mortos.

“Os dados reais podem ser muito maiores, pois um grande número de outras vítimas ainda não foi confirmado”, acrescentou Griffiths. 

Sessão especial de emergência da ONU

À medida que os combates aumentam na Ucrânia, pelo quinto dia de ofensiva da Rússia, foi aberta a reunião com os Estados-Membros da ONU, na segunda-feira, para uma rara sessão especial de emergência da Assembleia Geral para discutir a crise.

Abdulla Shahid, o presidente, pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do ataque russo.

https://twitter.com/christogrozev/status/1498262958287302658

“A ofensiva militar em curso é inconsistente com isso. É uma afronta aos fundadores desta Organização e tudo o que ela representa”, disse Shahid.

“A violência deve parar. O direito humanitário e o direito internacional humanitário devem ser respeitados. E a diplomacia e o diálogo devem prevalecer”, destacou.

Cerca de 100 países devem discursar na Assembleia Geral, que deve votar um projeto de resolução sobre a Ucrânia, esperado para quarta-feira.

Embora as resoluções da Assembleia não sejam vinculativas, elas são consideradas de peso político, pois expressam a vontade dos membros mais amplos da ONU.

Fontes: ONU e Ukrinform

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fifa e Uefa suspendem times russos de todas as competições

Publicado em 1 de março de 2022, em Notícias do Mundo

A suspensão, que ocorre após a invasão da Rússia da Ucrânia, provavelmente deixará a equipe russa fora da Copa do Mundo do Qatar.

Bandeiras da Fifa e Copa do Mundo Qatar 2022 (banco de imagens)

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) e a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) suspenderam equipes nacionais e clubes russos de todas as competições de futebol internacionais “até nova ordem”, anunciaram as organizações na segunda-feira (28).

Publicidade

A suspensão, que ocorre após a invasão da Rússia da Ucrânia, provavelmente deixará a equipe russa fora da Copa do Mundo do Qatar.

“O futebol está completamente unido e em completa solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia”, disseram as entidades em uma declaração.

“Ambos os presidentes esperam que a situação na Ucrânia melhore de forma significativa e rápida para que o futebol possa novamente ser um vetor para união e paz entre as pessoas”.

A Fifa supervisiona o futebol no mundo, enquanto a Uefa, uma de seis organizações continentais, governa o esporte na Europa. A última também anunciou que encerrou sua parceria com a Gazprom, uma companhia de energia estatal russa que é uma das principais patrocinadoras da Uefa.

Fonte: CNBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!