Um marinheiro ucraniano em Maiorca, na Espanha, foi preso por afundar parcialmente um iate de €7 milhões de propriedade de um magnata russo, dias após a Rússia ter invadido a Ucrânia.
O iate, chamado de Lady Anastacia, é uma embarcação de 47 metros com 5 cabines e é de propriedade de Alexander Mijeev, ex-chefe da Corporação Russa de Helicópteros.
Em 2016, ele assumiu a Rostec, uma fornecedora de armas estatal russa.
O marinheiro, cujo nome não foi revelado, teria aberto as válvulas do iate fazendo com que ele afundasse parcialmente, divulgou o jornal Última Hora das Ilhas Baleares da Espanha no domingo (27).
Ele abriu uma válvula na sala de máquinas e uma segunda onde a tripulação fica e teria pedido a outros três tripulantes, também ucranianos, que abandonassem a embarcação.
Depois, quando guardas civis vieram para prendê-lo, ele disse, “o dono desta embarcação é um criminoso que ganha vendendo armas e agora mata ucranianos”.
No tribunal, o marinheiro, que trabalha como engenheiro mecânico para a embarcação há uma década, disse que ele culpava Mijeev por produzir armas usadas para atacar a Ucrânia.
“Não me arrependo de nada do que fiz e faria de novo”, disse o marinheiro à polícia, acrescentando, “meu chefe é um criminoso que vende armas as quais matarão o povo da Ucrânia”.
Após sua prisão ele admitiu responsabilidade, mas foi liberado por um juiz.
Fonte: The Independent