Por volta das 15h45 de segunda-feira (18), a Força de Autodefesa do Japão entrou em contato com a Guarda Costeira de Miike, na cidade de Omuta (Fukuoka), dizendo: “A aeronave desapareceu do radar, na altura do mar de Ariake”.
Um barco de patrulha do departamento de segurança procurou e resgatou três pessoas do mar, cerca de 10 km a oeste do porto de Miike, na cidade, e foram levados para um hospital na cidade de Saga (província homônima).
De acordo com a 7.ª Sede Regional da Guarda Costeira, de Kitakyushu (Fukuoka), um dos homens, na faixa dos 60 anos, está consciente, outro na faixa dos 80, inconsciente, e um da mesma faixa etária morreu.
Segundo o departamento de segurança, uma pequena aeronave de quatro lugares decolou da área de Aso (Kumamoto) e desapareceu do radar por volta das 15h43. O avião não foi encontrado.
Segundo a corporação operacional da Área de Aterrissagem Auxiliar de Aso, um homem na província de Miyazaki que possui qualificação para orientação estava instruindo, desde março, um aluno da província de Fukuoka, o qual faria o teste de piloto.
Fontes: NHK, ANN e Yomiuri