Uma empresa japonesa doou mil dispositivos de interpretação para a Embaixada ucraniana no Japão a fim de abrandar as dificuldades na língua que muitos refugiados enfrentam no início de suas novas vidas no país.
A iniciativa de fornecer os dispositivos portáteis veio da empresa Pocketalk. “Nossa missão é eliminar as barreiras da língua. Espero que possa ajudar os refugiados”, disse o presidente Noriyuki Matsuda.
O Pocketalk é um pequeno dispositivo portátil, com formato similar ao de um smartphone que oferece funcionalidade simples de tradução. Basta os usuários apertarem um botão enquanto falam, e o dispositivo traduz o que eles disseram em um idioma escolhido e o exibe na tela.
O dispositivo é compatível com 70 línguas, incluindo ucraniano. O total de unidades enviadas no mundo passou de 900 mil desde o lançamento do Pocketalk em 2017.
Em 14 de março, foram doados mais de mil Pocketalks para a Embaixada da Ucrânia em Tóquio. Um oficial da embaixada disse que eles estão distribuindo um para cada família de refugiados, com cerca de 100 já enviados pelo correio.
Atualmente, o Japão tem mais de 500 refugiados da Ucrânia, e esses números podem aumentar.
Fonte: Japan Times