Os EUA testaram com sucesso um míssil hipersônico em meados de março, mas o mantiveram em silêncio por duas semanas para evitar a escalada de tensões com a Rússia, visto que o presidente Joe Biden estava prestes a viajar para a Europa, de acordo com um funcionário da defesa que tem conhecimento do assunto.
O Hypersonic Air-breathing Weapon Concept (HAWC) foi lançado de um bombardeiro B-52 ao largo da costa oeste, disse o funcionário, no primeiro teste de sucesso na versão Lockheed Martin do sistema.
O teste atendeu a todos os objetivos primários, de acordo com um release da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA), incluindo a integração e liberação do míssil, separação segura da aeronave de lançamento, propulsor de disparo e cruzeiro.
O teste ocorreu dias após a Rússia ter dito que ela havia usado seu próprio míssil hipersônico durante sua invasão na Ucrânia, afirmando que ela tinha como alvo um depósito de munição no oeste da Ucrânia.
Autoridades nos EUA minimizaram a relevância do uso russo do míssil hipersônico Kinzhal.
Na época do teste dos EUA, Biden estava se preparando para uma visita aos aliados da OTAN na Europa, incluindo uma parada na Polônia onde ele se encontrou com o ministro de Relações Exteriores e o da Defesa da Ucrânia.
Os EUA têm sido cauteloso em não tomar medidas ou fazer declarações que poderiam escalar desnecessariamente as tensões entre Washington e Moscou.
Fonte: CNN