O Ministério da Defesa da Rússia anunciou na quinta-feira (14) um teste de lançamento de míssil de cruzeiro e divulgou o vídeo. “Foi lançado da área do Mar do Japão“, relata uma agência de notícias russa.
A informação é de que foi um 3M-54 Kalibr, lançado “com sucesso” de 2 submarinos da Frota do Pacífico, visando um suposto navio inimigo sobre as águas.
Segundo a informação divulgada, havia mais de 15 embarcações náuticas e aéreas nesse exercício militar. Esse míssil tem velocidade subsônica mas de grande alcance, maior do que o supersônico.
Um analista da ANN, Tetsuo Kotani, da Universidade Meikai, disse que o Kalibr é um míssil de cruzeiro e deve ter voado de forma que não fosse perceptível aos radares do alvo e com bom desempenho, pois se é lançado do submarino, essa embarcação é silenciosa.
“Pode ser porque depois de 4 anos o superporta-aviões Abraham Lincoln (CVN-72) fez um exercício militar conjunto no Mar do Japão, prevendo novo disparo de míssil da Coreia do Norte”, apontou.
Outro motivo deve ser para intimidar os Estados Unidos, pela sua posição em relação a Ucrânia diante do ataque russo. Além disso, o Japão também endureceu ainda mais as sanções econômicas em relação a Rússia.
Fontes: ANN, NNN e FNN