Finlândia tomará decisão sobre entrada na Otan em semanas, não em meses

‘Temos que estar preparados para todos os tipos de ações da Rússia’, disse a primeira-ministra finlandesa Sanna Marin.

Na imagem, a primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin (Flickr/Finnish Government)

A Finlândia tomará uma decisão sobre a entrada na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) liderada pelos EUA, nas próximas semanas, disse a primeira-ministra Sanna Marin na quarta-feira (13), evidenciando uma mudança nas perspectivas de segurança desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Publicidade

Mesmo sendo parceiros próximos da Otan, a Finlândia e a Suécia evitaram se juntar à aliança de 30 membros, fundada em 1949 para conter a União Soviética durante a Guerra Fria.

“Temos que estar preparados para todos os tipos de ações da Rússia”, disse Marin aos repórteres em uma coletiva de imprensa em Estocolmo junto com a Suécia.

“Não darei um cronograma quando tomarmos nossas decisões, mas acredito que acontecerá bem rápido, dentro de semanas e não meses”, disse Marin, cujo país compartilha uma fronteira de 1,3 mil quilômetros com a Rússia no leste.

Ela disse que era importante chegar a um consenso na Finlândia, que lutou contra invasores soviéticos durante a 2ª Guerra Mundial e tem sido não alinhada militarmente desde então, e que partidos políticos teriam que realizar conversas internas e no Parlamento nas próximas semanas.

A opinião pública na Finlândia mudou muito sobre a Otan, com a mais recente pesquisa realizada pela emissora privada MTV mostrando que 68% dos entrevistados eram a favor da adesão, com apenas 12% contra.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Girafa transportada em caminhão morre a caminho de parque safári no Japão

Publicado em 14 de abril de 2022, em Sociedade

A girafa morreu durante transporte de um zoológico em Hyogo para um parque safári em Miyagi.

Ilustrativa (banco de imagens)

Uma jovem girafa morreu no transporte de um zoológico na cidade de Kobe (Hyogo) para um parque safári em Ichinoseki (Miyagi), anunciaram funcionários na quarta-feira (13).

Publicidade

Himawari tinha 1 ano e 8 meses quando morreu após ter deixado o Kobe Oji Zoo, onde vivia desde o seu nascimento, a caminho do Iwate Park Safari.

A girafa estava sendo levada para acasalamento no parque safári. Himawari iniciou a jornada por volta das 9h de 12 de abril, acomodada dentro de uma caixa especial em um caminhão de grande porte.

Ela foi encontrada morta por volta das 19h30, quando funcionários foram verificá-la em uma área de descanso na província de Niigata.

Himawari não tinha condições de saúde subjacentes e estava bem quando partiu de Kobe de acordo com funcionários do zoológico. Eles estão investigando a causa da morte do animal.

“Era a primeira filhote de girafa que tivemos em 19 anos”, disse um funcionário do zoo. “É uma pena”.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão