A NTV anunciou que o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, terão uma conversa telefônica na noite de terça-feira (26).
Espera-se que o Kishida discuta o apoio para a Ucrânia devido à invasão pelo exército russo.
Depois está prevista uma outra conversa telefônica, com o presidente francês Emmanuel Macron.
O avião de transporte C2 da Força de Autodefesa do Japão carregará cobertores e outros suprimentos através dos Emirados Árabes Unidos (EAU), com a finalidade de entregá-los aos países vizinhos, Polônia e Romênia, que aceitam muitos refugiados ucranianos.
Esse transporte de suprimentos é para atender ao pedido do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Esse voo já deveria ter sido realizado, via Índia, mas esse país recusou subitamente a entrada de uma aeronave da Força de Autodefesa do Japão, em 20 deste mês, por isso, foi necessário mudar a rota para fazer um stop over.
A Índia tem tradicionalmente uma relação amigável com a Rússia. Mesmo no que diz respeito à resposta a essa invasão da Ucrânia, tomou uma postura de não participar das sanções ao país amigo, lideradas pelos Estados Unidos e Europa.
Fontes: NTV e Nikkei