O Japão cancelou a compra de 40 milhões de doses de vacina contra coronavírus da AstraZeneca, citando falta de necessidade.
O cancelamento equivale a um terço do pedido de 120 milhões de doses feito inicialmente pelo governo japonês em 2021.
O Ministério da Saúde do Japão autorizou o uso da vacina da AstraZeneca em agosto do ano passado, mas seu uso foi limitado a pessoas com idade igual ou superior a 40 em princípio, devido a casos extremamente raros da vacina sendo ligada a ocorrências de formação de coágulos sanguíneos.
Cerca de 120 mil doses foram administradas pelos municípios nos últimos 8 meses. As pessoas vacinadas foram principalmente aquelas que são alérgicas a componentes dos imunizantes de mRNA desenvolvidos pela Pfizer e Moderna.
O Japão também doou cerca de 43 milhões de doses da AstraZeneca a nações em desenvolvimento, com planos em andamento para o envio de mais para o exterior.
Funcionários do ministério disseram que não era possível comentar sobre a taxa de cancelamento devido a restrições contratuais e acrescentaram que a desistência não teria impacto em fornecimentos de vacinas no país.
A AstraZeneca disse que sua vacina foi oferecida em coordenação com governos, baseada sobre quando e quantas doses eram necessárias. A companhia desenvolveu o imunizante contra covid-19 junto com a Universidade de Oxford.
Fonte: NHK