A Nissan revelou na segunda-feira (25) uma nova tecnologia de direção autônoma designada a prevenir acidentes ao detectar mudanças repentinas sucessivas por carros e pedestres.
A montadora vai trabalhar para melhorar a tecnologia ainda mais, com a meta de instalá-la em novos veículos a partir de meados da década de 2020 e em quase todos até 2030.
Usando o sistema de sensor LiDAR, um automóvel com a tecnologia pode, por exemplo, trocar de faixas rapidamente para evitar uma colisão abruptamente com um veículo na frente do carro e logo após acionar o freio para evitar atingir um pedestre na estrada, de acordo com a Nissan.
Tecnologias de direção autônoma atuais podem evitar riscos de acidentes um de cada vez, mas não podem lidar com sucessivas situações de risco, disseram oficiais da Nissan.
A Nissan melhorou substancialmente o desempenho do sistema LiDAR para permitir que ela perceba os formatos de objetos próximos do veículo e considere a distância aos itens e seus movimentos precisamente e instantaneamente.
Para uso prático da tecnologia, a Nissan vai trabalhar a fim de permitir que ela opere sob qualquer condição climática e cortar custos de forma significativa.
Fonte: Japan Times