
Pesquisa mostrou que 60 das 168 empresas públicas japonesas que têm negócios na Rússia haviam decidido sair ou cessar as operações no país (banco de imagens)
Uma pesquisa mostra que um crescente número de companhias japonesas estão suspendendo negócios na Rússia, enquanto a guerra na Ucrânia continua.
O estudo realizado pela companhia de pesquisa Teikoku Databank descobriu que desde 11 de abril, 60 das 168 empresas públicas japonesas que têm negócios na Rússia, ou 36%, haviam decidido sair ou cessar as operações no país. O número aumentou das 37 na pesquisa anterior, divulgada em meados de março.
Das 60 empresas na mais recente pesquisa, 31 disseram que suspenderiam envios para a Rússia, 11 disseram que cessariam a produção em fábricas locais e 9 fechariam lojas e encerrariam outras operações.
Três companhias disseram que sairiam da Rússia. Não houve empresas que planejavam fazer isso na pesquisa em meados de março.
A Teikoku Databank cita interrupções em redes de fornecimento causadas pelas sanções econômicas sobre a Rússia. Empresas japonesas estão sob pressão crescente para suspender operações no Kremlin, visto que a guerra na Ucrânia não mostra sinais de que vai acabar.
A companhia de pesquisa disse que o êxodo de negócios japoneses da Rússia provavelmente vai continuar.
Fonte: NHK