No sábado (2), descobriu-se milhares de peixes mortos no Lago Yanaka, na área da Bacia Retardante de Watarase. Esse lago fica na divisa de 4 províncias, Tochigi, Gunma, Saitama e Ibaraki.
São da espécie carpa prateada, de água doce, cujo tamanho é de cerca de 1 metro de comprimento. Parece que o mesmo fenômeno ocorreu há cerca de 10 anos.
De acordo com o site do Gabinete do Rio Tone do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que administra a bacia de retardo, a água é drenada e o fundo do lago é exposto à luz solar até o final de março para suprimir a geração de fitoplâncton que causa odor de mofo.
A Cooperativa de Pesca de Shimotoga disse que estava ciente de peixes mortos há várias semanas. Uma pessoa disse “acho que pode ter sido por deficiência de oxigênio pelo efeito do baixo nível da água”.
“Fiquei surpresa ao ver isso pela primeira vez. E o odor fétido é muito forte”, disse uma dona de casa de Koga (Ibaraki), a qual estava fazendo uma caminhada pela costa do lago.
Fonte: Shimono Shimbun